quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Como o bebê enxerga o mundo?

Entre o sexto e o sétimo mês, o bebe já percebe a luz de dentro do útero. Saiba o que acontece depois!

O bebê começa a perceber a luz dentro do útero, entre o sexto e o sétimo mês, quando as pálpebras ganham movimento. Quando nasce, ele consegue enxergar o que o rodeia bem de perto - entre 15 e 40 centímetros -, na forma de vultos enevoados, sem detalhes ou profundidade, e apenas distingue algumas cores, principalmente os tons fortes.

No início da vida é como se os bebês vissem o mundo através de um vidro embaçado. À medida em que crescem, a visão evolui. É como andar ou falar, uma conquista gradativa, que depende de treino e do amadurecimento neurológico. As conexões da retina com a região do cérebro que recebe os impulsos da visão só ficam maduras por volta dos seis meses de idade.

Os principais avanços no desenvolvimento da visão ocorrem nos seis primeiros meses de vida. Aos dois meses, um bebê ainda não consegue distinguir bem um gato de uma criança que passa ao lado do seu carrinho. No sexto mês, ele já sabe a diferença entre um e outro. Nessa fase, ele começa a ver objetos em três dimensões e tem maior noção de espaço.

Até o terceiro mês de vida, os bebês têm dificuldades para coordenar o alinhamento dos olhos, pois os músculos responsáveis pela movimentação do globo ocular estão em desenvolvimento, mas isso vai se ajustando naturalmente. Mesmo precisando de acertos, a visão é um dos primeiros sentidos que o bebê utiliza para interagir com a mãe. É pelo contato olho no olho que o bebê busca expressar o que está sentindo nos primeiros meses, além do choro, é claro.

É também pela visão que o bebê percebe que é igual às pessoas que o cercam, momento em que descobre a própria imagem no espelho, o que costuma ocorrer entre o primeiro e o segundo ano de vida.

Por volta do dois anos de idade, a criança já vê como um adulto, mas o desenvolvimento neurológico completo da visão só se dá entre seis e oito anos. Por isso, quanto antes o diagnóstico dos problemas de visão no bebê for feito, maiores as chances de garantir à criança uma visão normal na vida adulta.

Entretanto, os cuidados com a visão devem ter início mesmo antes do nascimento. Toda gestante deve fazer o pré-natal evitando, assim, doenças como a rubéola, toxoplasmose, sífilis e outros problemas que podem comprometer a visão da criança, mesmo antes do nascimento.


Fonte: IMO Oftamologia
SIS.SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário