quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Resultados preliminares da vacina pandêmica contra influenza A H1N1

Resposta imunológica é comprovada já na primeira dose da vacina com sistema adjuvante exclusivo da GSK

A empresa farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) anunciou nesta segunda-feira (14/09) os resultados dos primeiros testes clínicos de sua vacina pandêmica contra o vírus influenza A H1N1. Foi demonstrado que já na primeira dose a vacina proporciona uma forte resposta imunológica que supera os critérios de imunidade definidos pelas autoridades internacionais, que concedem as licenças para vacinas contra a pandemia de influenza. Por se tratar de uma nova variação do vírus influenza, especialistas acreditavam que provavelmente haveria a necessidade de duas doses para garantir a imunização, o que poderá não ser necessário com os dados disponíveis até o momento.

Os testes foram realizados na Alemanha, com 130 voluntários saudáveis, entre 18 e 60 anos de idade, para avaliar a segurança e a resposta imunológica conferida a cada um deles com a vacina pandêmica contra influenza A H1N1 da GSK que contém um sistema adjuvante AS03 (substância que aumenta a resposta imunológica), exclusivo da GSK, em comparação à vacina sem sistema adjuvante, também empregada no estudo.

“Os testes realizados resultaram em dados positivos e encorajadores para o potencial uso de uma única dose da nossa vacina contra o influenza A H1N1. Compartilhamos estes resultados com agências reguladoras e governos, que estão tomando decisões urgentes e fundamentais sobre o enfrentamento da pandemia”, afirmou o presidente da GSK Biologicals, Jean Stephenne.

A empresa completará os testes clínicos já iniciados, assim como outros 15 estudos também já em andamento na Europa, Canadá e Estados Unidos e que abrangem mais de nove mil pessoas, tal como adultos saudáveis, idosos e crianças (incluindo bebês).

A GSK continuará a trabalhar em conjunto com as agências reguladoras, os governos e as autoridades sanitárias em todo o mundo, fornecendo as informações necessárias para ajudar a determinar a estratégia correta para o combate a pandemia de influenza A.

A cepa pandêmica do novo tipo de vírus influenza A H1N1, causador da nova gripe, pode infectar 2 bilhões de pessoas ou um terço da população mundial segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).


Fonte: sissaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário