terça-feira, 22 de setembro de 2009

Rinite infantil

Estudo afirma que doença é pouco diagnosticada em crianças que apresentam asma

Segundo resultados de uma pesquisa, desenvolvida por pesquisadores holandeses, a rinite alérgica, apesar de comum em crianças com asma, é frequentemente não reconhecida ou tratada, afirma um portal de informação em saúde de Portugal.

Os resultados foram apresentados durante o Congresso Anual da Sociedade Respiratória Europeia, e apontam que a prevalência de rinite alérgica na asma infantil atinja cerca de 60 a 80% dos casos.

A equipe de investigadores avaliou 200 crianças, com idades entre cinco e 19 anos, que estavam sendo acompanhadas durante tratamento para o combate da asma. Os especialistas observaram que 74% das crianças asmáticas tinham apresentado sintomas de rinite, dentro de um período de um ano anterior à pesquisa, principalmente entre as estações da primavera e verão.

Cerca de 36% dos pais dessas crianças não reconheceram os sintomas, pensando apenas que os seus filhos tinham alguma alergia mais amena.

Através de uma análise mais detalhada, os especialistas notaram que crianças com rinite alérgica tinham resultados maiores no questionário sobre a asma, indicando sintomas mais graves da doença, comparativamente às restantes, enquanto que aquelas que apresentaram queixas de rinite tinham um maior índice de inflamação.

"Pelo fato do controle da asma ser pior em crianças, diante do quadro associado à rinite, esforços devem ser feitos para melhorar o reconhecimento e o tratamento da rinite alérgica em crianças com asma", concluíram os investigadores.

Autor: SIS.SAÚDE
Fonte: RCM Pharm

Nenhum comentário:

Postar um comentário