quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Atividade física é aliada do bom colesterol

Médico nutrólogo aponta quais os melhores exercícios para controlar a doença

Além da alimentação, a prática de atividades físicas também é importante para controlar os níveis de colesterol no sangue. Os exercícios contribuem para elevar as taxas de HDL-C, evitam o acúmulo de gordura nas artérias, e reduzem o risco de infartos. "As atividades estimulam a ação da LPL (lípase lipoprotéica), enzima responsável pela 'limpeza' da gordura sanguínea, e auxiliam na queima do LDL-C", explica o Dr. Carlos Alberto Werutsky, médico nutrólogo e diretor da ABRAN.

Com o estímulo dos exercícios físicos, a musculatura é obrigada a consumir o LDL presente no organismo. Mais do que isso, a redução dos níveis de gordura do corpo não é resultante apenas da queima de calorias. "Os exercícios reduzem o LDL colesterol em torno de 25%, e aumentam o HDL colesterol em torno de 15%, para indivíduos com baixo HDL-C, e até 30% para os indivíduos com HDL-C maior que 40 mg/dl", ressalta o especialista.

Os melhores exercícios:

Segundo o médico, os exercícios aeróbicos, realizados acima de 40 minutos ininterruptos, são, aparentemente, aqueles que têm melhor dose-resposta. Eles transformam glicose em energia a partir do consumo de oxigênio, melhoram o fluxo sanguíneo e, assim, evitam o acúmulo de gordura nas artérias. Também é importante que a frequência seja entre quatro a cinco vezes por semana.

Porém, é preciso ter cautela. Algumas pesquisas mostraram que o nível de HDL colesterol aumenta pouco para quem já pratica atividades há algum tempo, e que o nível de LDL colesterol reduz apenas 10% a longo prazo. Além disso, que nunca praticou nenhum tipo de esporte deve ter cuidado e começar com o exercício de pouco impacto.

"Quando a desordem de gordura sanguínea é originada em um fator genético, e as dietas e os exercícios não são capazes de melhorar os níveis do colesterol, então é necessária a indicação de tratamento medicamentoso", alerta o Dr. Werutsky.

Níveis de colesterol total recomendados:


Desejável

Limítrofe

Elevado

Colesterol Total

<200>

200-239 mg/dl

>240 mg/dl

LDL-C

<130>

130-159 mg/dl

>160 mg/dl

HDL-C

Proteção

Padrão normal

Risco

Homem

55 mg/dl

35-54 mg/dl

<35>

Mulher

65 mg/dl

45-64 mg/dl

<35>

Fonte: sis.saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário