quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Cuidados simples evitam surgimento das incômodas varizes

Tratá-las é imprescindível para evitar complicações

Sensação de pernas pesadas, dores, queimação, cansaço, edemas ao redor do tornozelo. Todos esses sintomas podem ser sinal de que as varizes - incômodos vasinhos que saltam nas pernas - vêm por aí. Tratá-las é imprescindível para evitar complicações como feridas mais graves, mas o ideal mesmo é prevenir o surgimento dessas veias aparentes, tomando algumas precauções.

Evitar ganhar peso, adotar uma dieta rica em fibras e não permanecer muito tempo parado em pé ou sentado são algumas delas. É também importante caminhar e praticar exercícios físicos, não fumar e descansar com as pernas elevadas.

Predisposição

Estima-se que entre 60% e 70% das mulheres têm algum tipo de varizes, mas os homens podem ser vítimas da doença também. A alta incidência no sexo feminino ocorre porque dois dos grandes desencadeantes são o uso de hormônios, comum na menopausa, e a gestação. É também na menstruação e na gravidez que as dores ficam mais intensas. Nessa fase, a dica é usar meias elásticas de média compressão. Evitar anticoncepcionais é importante.

Mas tanto em homens quanto em mulher, a predisposição hereditária, obesidade, hábitos alimentares pouco recomendados e tabagismo são fatores para o desenvolvimento do mal. E ainda: profissões em que é preciso ficar muito tempo em pé ou sentado na mesma posição acabam por representar perigo a quem tem essa tendência.

"Não existe nenhuma relação que possa afirmar que a depilação, o uso de salto alto, subir escadas, carregar peso, musculação e ginástica levem ao desenvolvimento de varizes. Pelo contrário: praticar ginástica, fazer musculação e subir escadas são atividades recomendadas para a prevenção, desde que feitas de forma correta e sem exageros", disse o cirurgião vascular José Roberto Bonfim Domenici Júnior, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André.

Consequências

Vanderley da Silva Paula, cirurgião vascular e diretor do Hospital Estadual Mário Covas, afirmou que as complicações mais importantes decorrentes das varizes são as flebites, uma coagulação do sangue dentro das veias, e as úlceras varicosas, que são feridas nas pernas. Tratar antes que evolua é importante também para reduzir o incômodo causado pelos vasinhos.

"Muitos pacientes com a doença têm a sensação de peso nas pernas no final do dia", disse o profissional. O tratamento varia de acordo com a característica e tamanho das varizes, e é imprescindível procurar um médico que determine a gravidade de cada caso.

Fonte: sis.saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário