domingo, 25 de setembro de 2011

Cuide bem de seu intestino

O órgão responsável pela absorção de nutrientes e produção de anticorpos merece o seu cuidado


O estresse, o sedentarismo e a alimentação rápida fazem parte do estilo de vida moderno. No entanto, essa tríade pode ser uma grande inimiga do nosso corpo, principalmente do nosso intestino. Este órgão tem diversas funções vitais para o organismo, entre elas a de digerir e absorver os nutrientes dos alimentos. Além disso, uma alimentação pobre em líquidos, fibras e repleta de alimentos processados afeta a produção de anticorpos – nossas barreiras naturais contra doenças. Leia abaixo a entrevista com o gastrocirurgião Élinton Adami Chaim, do Hospital das Clínicas da Unicamp, que dá dicas simples de como manter a saúde do intestino.


Terra: Por que devemos nos preocupar com nossa saúde intestinal?

Élinton Chaim: Porque o trato intestinal é responsável por diversas das funções vitais do corpo humano. O intestino é encarregado da absorção de elementos que nos mantém nutridos, além de ser um sistema endócrino muito importante para nossa sobrevivência.

Terra: A alimentação é importante para a saúde do intestino?

Elinton Chaim: É a partir de uma alimentação saudável que se cuida melhor desse órgão. Recomendo uma dieta balanceada rica em frutas, legumes e verduras, além de associar a alimentação com atividade física diária.

Terra: Que outras atitudes podem ajudar a saúde do intestino?

Elinton Chaim: O principal é evitar os excessos alimentares, as bebidas alcoólicas, a automedicação, as drogas e o tabagismo.

Terra: O índice de obesidade na população brasileira é elevado. Como as pessoas devem proceder para tentar reverter esse quadro?

Elinton Chaim: No Brasil, 30% das pessoas estão com sobrepeso ou são obesas e 3% são obesos mórbidos. O melhor a se fazer é mudar os hábitos de vida. Para o país, de uma forma geral, o ideal seria implementar programas educacionais nas escolas e nas áreas de trabalho.

Terra: Manter o peso é essencial para a saúde? Por que?

Elinton Chaim: A obesidade pode acarretar várias co-morbidades [ou seja, a pessoa sofre de outras doenças] como a síndrome metabólica, a hipertensão arterial, o diabetes, doenças osteoarticulares, neurológicas, psicológicas e outras. Portanto, manter o peso ideal é fundamental para a saúde.

Terra: Quais são as doenças mais freqüentes do intestino e que podem ser evitadas com medidas simples?

Elinton Chaim: As mais comuns são as doenças inflamatórias como a retocolite ulcerativa, a doença de Crohn – uma doença crônica inflamatória intestinal-, assim como as doenças neoplásicas [tumores] benignas e malignas. Algumas doenças são autoimunes [quando nossos anticorpos atacam nosso próprio corpo], mas outras podem ser prevenidas com exames de rotina, dieta balanceada e estilo de vida saudável.

Fonte: Carolina Ritter

Nenhum comentário:

Postar um comentário