quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Exames de gripe A serão feitos no Estado

05/08/2009 | 20h53min

No Lacen, espera pelos resultados dos exames diminuirá de 10 a 15 dias para 72 horas

A transformação do Laboratório Central do Estado (Lacen) no quinto centro capacitado no país para realizar de identificação da gripe A, confirmada nesta quarta-feira, diminuirá o tempo de espera pelos resultados dos exames de 10 a 15 dias para 72 horas.

A previsão é de que os exames passem a ser feitos a partir de sábado, com a aprovação do Ministério da Saúde e a entrega do material necessário para o trabalho. Serão analisadas 50 amostras por dia.

Em Porto Alegre, 66% das amostras coletadas com suspeita de gripe A ainda não foram processadas pela Fiocruz, do Rio, que vinha realizando as análises das amostras.

A agilidade no diagnóstico ajudará a descarte de casos de pacientes em observação, cujos exames apontarem negativo para a gripe A, além de mostrar um quadro mais real do número de infectados.

Como o vírus muda conforme a região, os exames vão identificar qual variante do A (H1N1) contagia os gaúchos. Os dados serão enviados para a Fiocruz, no Rio, que credenciou também os laboratórios Evandro Chagas (PA), Adolfo Lutz (SP) e Laboratório Central de Saúde Pública (PR). Isso pode colaborar na elaboração de uma vacina mais precisa.

O governo do Estado não divulgou o valor investido nos exames, nem o custo unitário.
ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário