segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Como enfrentar o verão na gravidez

A conscientização dos problemas causados pelo verão na gravidez pode evitar que estes ocorram




Com a chegada do verão, são necessários cuidados específicos para a saúde do corpo feminino. Os hábitos comuns desta época do ano, que envolvem praia e piscina, devem ser realizados mantendo uma higienização íntima adequada.
As mulheres grávidas estão ainda mais expostas. No verão a transpiração vaginal aumenta seu fluxo, fazendo com que os lactobacilos da flora vaginal (que produzem os ácidos naturais da região) trabalhem mais rápido para manter seu equilíbrio. Como a temperatura corpórea das gestantes eleva-se naturalmente, o cuidado deve ser redobrado.
A mulher sofre diversas modificações físicas na gravidez: aumento de peso, inchaço das pernas e queda da pressão arterial. Todos estes efeitos colaterais são intensificados com o calor, o que causa desconforto para a maioria das grávidas. Em relação à pele, o verão provoca micoses, acnes e assaduras; manchas na pele também são comuns em gestantes, por isso é necessário sempre utilizar protetores adequados quando houver exposição ao sol.
A ginecologista e obstetra, Denise Coimbra, adverte: “A higienização íntima da mulher grávida deve ser feita apenas com água e sabonetes neutros, depois dos banhos de mar e piscina e após urinar e evacuar, preservando assim o local de infecções. No verão também é comum o aumento da incidência de corrimento, que deve ser tratado com a orientação de um profissional”.

Fonte: sis.saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário