segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Prática abusiva de exercícios pode causar lesões e prejudicar a saúde

Cuidar do corpo não é apenas uma questão estética, mas também de saúde e deve ser levada a sério

Cuidar da saúde física e mental é um dos primeiros passos para quem deseja bem estar. A prática de exercícios físicos ajuda na prevenção de distúrbios como sedentarismo, má alimentação, obesidade e doenças coronarianas, dentre outros, além de cuidar da mente e diminuir o estresse. Conhecer os limites do corpo e saber a hora certa de parar também pode evitar uma série de problemas musculares, como fadiga e lesões mais graves. A prática abusiva e irregular desta modalidade não é a melhor maneira para ter um bom condicionamento físico e a Academia B-Active, especializada em Medicina Esportiva, mostra como evitar estes problemas.

O excesso de exercícios pode ser falta de conhecimento tanto do aluno quanto do profissional, sendo aplicado de forma incorreta e apresentando falta de periodização nos treinos, pode causar o aumento na pressão arterial e nos batimentos cardíacos, bem como ansiedade, insônia, irritabilidade e queda do sistema imunológico. Overtraining é o nome dado para este excesso de exercícios e sua prática é normalmente feita por atletas profissionais. Mesmo assim, vem crescendo entre crianças e adolescentes e é nessas horas, que ter uma grade de exercícios mais adequada torna-se uma das melhores soluções.

Dr. Benjamin Apter (diretor da academia B-Active, Prof° de Pós Graduação de Fisiologia do Exercício (CECAFI) da FM-USP), ressalta que cada pessoa tem uma resposta com a aplicação de exercícios. O tempo e a frequencia do treino, também chamado de volume, e a intensidade devem ser dosados de forma individual , de acordo com a capacidade física e objetivos de cada um. Para tanto uma avaliação com médico especializado em medicina esportiva pode prevenir sobrecarga e otimizar o treinamento para obtenção dos objetivos de forma segura e eficaz.

A B-Active oferece avaliação e orientação especializada com médicos, fisioterapeutas e nutricionistas. Dependendo da situação de cada indivíduo é proposto um treinamento específico para cada fim. Recebemos muitas pessoas com sintoma de overtraining para orientação, mas também recebemos pessoas sedentárias ou portadoras de doenças que buscam orientação e treino adequado para se beneficiar apenas dos bons efeitos e resultados dos exercícios. Todos os professores são altamente qualificados e especializados, ministrando grupos de no máximo 3 alunos por treino.

Cuidar do corpo não é apenas uma questão estética, mas também de saúde e deve ser levada a sério, para que problemas futuros e desgastes sejam evitados.

Para mais informações acesse: www.b-active.com.br

Sobre a B-Active

A B-Active é uma academia que tem como principal pilar a Medicina Esportiva, sob direção do Dr. Benjamin Apter, médico especialista em Medicina Esportiva e professor da Pós Graduação de Fisiologia do Exercício (CECAFI) da FM-USP. A proposta surgiu por meio de uma pesquisa do grupo de Geriatria da USP, com o objetivo de estudar os benefícios de exercícios no idoso. Ao descobrirem que o exercício de impacto era um grande vilão, voltaram-se para o desenvolvimento de programas de exercícios resistidos, conhecidos como exercícios de fortalecimento muscular.

As atividades oferecidas apresentam um novo conceito, que tem sido cada vez mais procurado pelo público que busca programas especializados para evitar as lesões causadas por treinos inadequados ao seu tipo físico, e que, além disso, oriente quais são as atividades mais apropriadas para ajudar na prevenção, reabilitação e melhoria da qualidade de vida.

A academia conta com mais de 30 aparelhos de ginástica desenvolvidos no departamento de Bioengenharia da USP, exclusivamente para oferecer a máxima proteção articular e a máxima ativação muscular. Esses equipamentos ergonômicos medicinais permitem a regulagem da graduação dos movimentos e distribuem o peso independente para cada lado do corpo, resultando em exercícios mais seguros e eficazes.

Os treinamentos são elaborados, de acordo com a necessidade e perfil de cada aluno, por um conjunto de médicos especialistas em medicina esportiva, nutricionistas, fisioterapeutas e professores de educação física pós-graduados em fisiologia do exercício. Para todos os clientes, inclusive os de grupos especiais (portadores de doenças crônicas, como câncer, doença coronariana, pressão alta, diabetes, artrose, artrite entre outras), os programas são individualizados e constantemente monitorados. Relatórios periódicos são enviados aos médicos dos alunos para o acompanhamento da evolução física e clínica.

Indicado para todas as idades, a B-Active é especialista em desenvolver programas específicos para cada pessoa, de acordo com as necessidades de cada aluno. Todo este cuidado com a saúde e o físico é feito por profissionais da academia, e por não serem terceirizados, o aluno não paga a mais por isso.

O sucesso da nova proposta de atividade física, que agrega saúde com boa forma, está em expansão e a B-Active abre a segunda unidade do bairro Higienópolis. E ainda, é a única academia que conta com certificações na área médica, fisioterapêutica, terapia ocupacional, educação física e selo de qualidade emitido pela USP.

Todas as instalações são adaptadas para receber cadeirantes e pessoas que sofreram AVC (acidente vascular cerebral) com elevador, banheiro e vestiário específicos e profissionais altamente capacitados para o atendimento.

B-Active Unidade Higienópolis: Rua Alagoas, 148, 1°andar / Tel. 11 3120-6702 / Horário de Funcionamento de segunda a sexta, das 7h às 21h / higienopolis@bactive.com.br

B-Active Unidade Jardins: Rua Salto, 70 / Tel. 11 3051-6769 / Horário de Funcionamento segunda a sexta, das 6h às 20h / jardins@bactive.com.br

Fonte: sis.saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário