terça-feira, 10 de novembro de 2009

Tecnologia a serviço da saúde: vacina nasal é a mais nova arma no combate à gripe suína

Spray nasal recentemente lançada nos EUA possui mesma tecnologia de vacinas veterinárias

Com o início da queda nas temperaturas médias no hemisfério norte, foi comunicado recentemente nos EUA o lançamento do primeiro lote de vacinas contra o novo vírus da gripe suína – influenza A (H1N1) – que deverá vacinar 3,4 milhões de pessoas em um primeiro momento e, até dezembro de 2009, espera-se alcançar a marca das 195 milhões de doses distribuídas em todo o País, informou o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).

Entretanto, além dos humanos, cuja tecnologia de vacinas em spray é chamada de FluMist, algumas vacinas veterinárias também contam com mecanismos de aplicação semelhantes, como a Bronchi-Shield III da Fort Dodge Saúde Animal, também indicada para a prevenção de gripe nos cães.

O grande diferencial destas vacinas é que, além de conferir uma proteção mais rápida, em até 72 horas, elas também são bastante seguras. No caso da vacina Bronchi-Shield III para cães, a mesma é gotejada diretamente nas narinas do animal, evitando o desconforto provocado pelas vacinas injetáveis, que normalmente estão associadas com a formação de nódulos doloridos no local de aplicação. "Além de conferir uma proteção no local de entrada dos agentes, a Bronchi-Shield III é a primeira e única vacina que contém os três principais causadores da gripe canina," afirma o médico veterinário gerente de produto da linha animais da Companhia da Fort Dodge Saúde Animal, Frederico Grigoletto.

Altamente contagiosa, a gripe canina, também conhecida como "tosse dos canis" ou traqueobronquite infecciosa e tem como principais agentes o vírus da Parainfluenza e Adenovirus canino tipo 2, além da bactéria Bordetella bronchiseptica. Os sintomas são praticamente os mesmos de uma gripe humana: tosse seca, forte e persistente, que pode ser agravada após algum esforço físico ou agitação, causando dificuldades respiratórias e ânsia de vômito.

De acordo com Grigoletto, a imunização contra a gripe é o principal e mais seguro método para a proteção dos cães e a empresa, neste ano, está investindo na conscientização dos proprietários para que vacinem antecipadamente os cães contra a gripe. "Existe uma postura estabelecida sobre a necessidade de vacinação contra a gripe apenas nos meses mais frios. Entretanto, vacinar significa proteger, e se antecipar à existência do risco. Por isso, orientamos que os donos de cães procurem os médicos veterinários desde já, especialmente no período próximo às férias, em que os proprietários costumam viajar com seus animais de estimação", alerta o veterinário.



















Fonte: consumidorrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário