segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Médico comenta a necessidade de rapidez após acidente vascular cerebral

Desobstrução de artéria via rTPA só é efetiva nas primeiras 3 horas



Quando atingido por um acidente vascular, o cérebro humano pode ser salvo se receber tratamento adequado e a tempo. Os acidentes vasculares cerebrais são causados quando uma artéria se rompe, sangrando dentro do cérebro, ou quando fica obstruída por um coágulo, impedindo o sangue de alimentar as células.
Existe um tratamento para desobstruir as artérias: trata-se da injeção de uma substância capaz de dissolver esses coágulos. O ativador tissular do plasminogênio, chamado de rTPA, atua sobre o coágulo e pode restaurar o fluxo natural de sangue.
Infelizmente, poucos pacientes recebem esse tratamento.
Mesmo nos Estados Unidos, segundo um trabalho realizado pela Cleveland Clinic de Ohio, somente 2% das vítimas de acidentes vasculares cerebrais recebem o tratamento com o rTPA.
No Brasil, mesmo nas grandes capitais, poucos hospitais conseguiram se organizar para receber os pacientes e conseguir iniciar o tratamento de pronto.
A principal causa para essa pequena utilização está no fato de que o tratamento só é efetivo se for administrado nas primeiras três horas após o início dos sintomas.
Além dessa razão, existem contraindicações ao método que devem ser respeitadas pela equipe que está atendendo à vítima do derrame (como é chamado o acidente vascular cerebral pela população).
Um paciente tratado a tempo pode ficar sem déficits neurológicos ou ter as consequências do acidente vascular bastante diminuídas.
Duas frentes de trabalho se apresentam: a população deve conhecer os sintomas de um acidente vascular cerebral e saber que o tempo é crucial para o desfecho dessa situação.
Por outro lado, as estruturas de saúde devem estar preparadas e equipadas do ponto de vista tecnológico e de pessoal especializado para prestar o atendimento imediato que essa emergência médica demanda.
Quais são os sinais que devem ser observados?
* Perda súbita da força ou dos movimentos em um dos membros ou face, geralmente atingindo um dos lados do corpo
* Perda da visão de um dos olhos de forma súbita
* Dificuldade de equilíbrio do corpo para caminhar ou mesmo se manter de pé
* Dor de cabeça súbita e muito intensa inesperada

Uma observação importante: todos esses sinais podem ocorrer de forma fugaz com recuperação espontânea, mas mesmo assim a avaliação especializada é indispensável.

Fonte: sis.saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário