segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Vinho tinto pode melhorar a saúde sexual das mulheres, indica pesquisa

Os pesquisadores avaliaram se existiria uma ligação entre a ingestão diária de vinho tinto e a função sexual



A ingestão regular moderada de vinho tinto pode estar associada à melhora de diversos aspectos da sexualidade feminina, segundo estudo italiano publicado no Journal of Sexual Medicine. Avaliando 798 mulheres com idades entre 18 e 50 anos, os pesquisadores notaram que o consumo da bebida estava associado a uma maior pontuação em um índice de função sexual feminina para o desejo sexual, melhor lubrificação e função sexual global.
Os pesquisadores avaliaram se existiria uma ligação entre a ingestão diária de vinho tinto e a função sexual em uma amostra de mulheres italianas sem queixa de distúrbios sexuais, que foram dividas em três grupos: ingestão diária moderada de vinho tinto (uma a duas taças); abstêmias; e ingestão diária de mais de duas taças de vinho tinto e/ou outras bebidas alcoólicas, bem como aquelas que relataram beberem ocasionalmente. Todas as participantes preencheram o questionário Índice de Função Sexual Feminina (Female Sexual Function Index - FSFI) e foram solicitadas a relatar o tipo e a quantidade de bebida alcoólica ingerida.
O grupo de consumo moderado teve maior pontuação total (p=0,001), bem como maior pontuação nos critérios de desejo e lubrificação (p=0,001) no FSFI do que as participantes do segundo e do terceiro grupo. Não foram observadas diferenças entre os grupos com relação à prática de atividade sexual, satisfação, dor e orgasmo. A análise univariada mostrou uma correlação significativa entre a idade, consumo de álcool (p=0,009) e uma melhor pontuação no questionário. E, na análise multivariada, o consumo de álcool foi o parâmetro prognóstico independente (p=0,002) para predizer uma melhor pontuação no questionário.
Baseados nos resultados, os pesquisadores concluíram que, "tomando-se todos os cuidados de interpretação, pode-se sugerir que existe uma relação potencial entre o consumo de vinho tinto e a sexualidade feminina".

Fonte: sis.saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário